quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Alimentos não devem ser guardados em panela de alumínio

Alimentos não devem ser
guardados em panela de alumínio

Metal traz problemas à saúde e solta resíduos que contaminam a comida



Panelas de alumínio só devem ser usadas para preparar o alimento. Depois de pronta, a comida não deve ser armazenada dentro deste recipiente. Isso porque o alumínio é prejudicial à saúde e solta resíduos que contaminam o alimento.

O excesso de alumínio pode trazer danos à saúde. Ele está relacionado ao surgimento do mal de Alzheimer, câncer de pulmão, entre outros males.

Quando o sal é acrescido à comida durante seu preparo na panela de alumínio, o poder de transferir o metal para o alimento aumenta.

O recomendado é só salgar a comida após seu preparo.
Além de atingir o cérebro, possibilitando o surgimento do mal de Alzheimer, o alumínio desprendido da panela também pode causar a osteoporose porque o metal expulsa o cálcio dos ossos.
O alumínio também pode causar bursite e cálculos renais.


Fonte: Site R7





domingo, 8 de janeiro de 2012

Açúcar demais

Açúcar demais

Boa dica para controlar a ingestão de açúcar é alternar frutas com doces


Uma das razões para a compulsão por doces pode ser a falta de serotonina, um dos neuro-transmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios. Essa disfunção alimentar, geralmente, está relacionada a algum problema psicológico. Mas existem casos em que a causa é orgânica.

No entanto, o resultado é o mesmo: a balança pesa e a saúde fica comprometida, principalmente a dos dentes.

O doce não é pecado, mas deve ser consumido na medida certa. Afinal de contas, todo mundo sabe que o cardápio ideal requer um pouco de cada alimento, como as verduras, carnes, legumes e cereais.

Quem tem uma vontade incontrolável de comer doces pode criar o hábito de comer mais frutas, ao invés, de uma torta que leve outros ingredientes. Todas as frutas contém sacarose além de outros açúcares, como frutose e glicose, e podem saciar este desejo. Além disso, garantem as vitaminas e os minerais fundamentais para a saúde.


Fonte: Site G1





Uma dieta a base de frutas oleaginosas

Uma dieta a base de frutas oleaginosas

Nozes, amêndoas, castanhas e avelãs ajudam a diminuir a gordura abdominal


A síndrome metabólica – associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares relacionados à gordura abdominal e à resistência à insulina – pode ser controlada com a ingestão de frutas oleaginosas. Ou seja, comer nozes, amêndoas, castanhas e avelãs é excelente para quem quer perder peso.

Um estudo espanhol publicado no “Archives of Internal Medicine” constatou durante um ano que voluntários que consumiram uma dieta mediterrânea suplementada com 30 gramas por dia dessas oleaginosas, tiveram uma redução na prevalência dos fatores da síndrome metabólica em 13, 7 por cento. Os que tiveram acrescidos um litro de azeite por semana a sua dieta obtiveram uma redução de apenas 6,7 por cento.

O melhor resultado das frutas secas sobre o azeite pode ser explicado. As nozes são ricas em substâncias com propriedades antiinflamatórias (magnésio, fibra, arginina) e antioxidantes, que trariam efeitos benéficos. Outro detalhe interessante: as nozes também são ricas em triptofano que fabrica a serotonina, que ajuda na sensação de saciedade.

Consumir essas frutas oleaginosas contribui à ingestão de outros alimentos.



Fonte: Site G1




Alho-Poró

Alho-Poró

A hortaliça que possui propriedades antiflamatórias, antibacterianas e anticancerígenas



Da família do alho e parente próximo da cebola, mas com sabor mais suave, essa hortaliça é rica em vitaminas A e C, cálcio, fósforo e potássio. Os benefícios que traz para a saúde do organismo são importantíssimos, já que tem propriedades antiflamatórias, antibacterianas e anticancerígenas.

Para conservar essas propriedades, o ideal é consumi-lo cru, em saladas e patês, mas também pode ser cozido, como ingrediente de sopas, massas, tortas, ou como acompanhamento de carnes brancas como as aves e os peixes.

Também conhecido como alho-porro, outra vantagem dessa hortaliça é que ela quase não possui calorias e fornece grande quantidade de minerais e fibras. Tal como as cebolas, o alho-poró pode ajudar a reduzir o colesterol, além de ser um ótimo alimento desintoxicante por estimular as enzimas do fígado a fazerem a desintoxicação de xenobióticos, que são substâncias tóxicas ao organismo.

O alho poro é contra indicado para pessoas que sofrem de pressão baixa, insuficiência renal e hipertireoidismo, devido a sua alta quantidade de potássio.


Fonte: Site G1





Alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos

Auxiliares na dieta, eles aumentam o metabolismo e ajudam a emagrecer



Se você anda precisando perder uns quilinhos, inclua os alimentos termogênicos na sua dieta alimentar. Eles aumentam o metabolismo e a temperatura interna do nosso corpo e provocam uma perda de 10% do gasto total de energia.

Gengibre, pimenta vermelha, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos como o brócolis, acelga, couve, gorduras vegetais e, em especial, a de coco, chocotale, alimentos que possuem ômega 3 como bacalhau, salmão e a sardinha são alguns exemplos de alimentos termogênicos.

Mas não adianta ingeri-los indiscriminadamente. Apesar de naturais, esses alimentos, se consumidos em excesso, podem provocar dor de cabeça, tontura e insônia. Os termogênicos precisam fazer parte de uma dieta saudável. Quem deseja emagrecer deve também praticar atividade física.

Uma boa e saudável opção dentro desta lista é a água gelada, além de hidratar o corpo, também ajuda a queimar calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a medida de nossa temperatura corporal interna.


Fonte: Site G1





Alimentação calmante

Alimentação calmante

Gordura boa ajuda a combater o estresse que provoca a compulsão por guloseimas



Já reparou que muita gente usa a comida como calmante e na maioria das vezes nem se dar conta? Se você costuma comer guloseimas para aliviar o estresse e não consegue controlar esse péssimo hábito, pode fazer uma troca inteligente. Ao invés de docinhos e petiscos calóricos, pode optar por alimentos saudáveis e que de quebra ainda auxiliam a aliviar a tensão. Um exemplo é o abacate, que contem gordura boa.

A gordura boa, encontrada nos óleos vegetais, combate o aumento dos níveis de hormônio cortisol, que aumentam em situações de estresse. A elevação do cortisol provoca sintomas como tensão muscular, cansaço, desânimo e até a compulsão alimentar. Tais sintomas podem ser combatidos através do consumo de fibras, cereais e frutas. Castanhas, nozes, aveia e semente de abóbora ajudam a relaxar os músculos. Sementes de girassol e gergelim ajudam a fornecer energia. Consumidos no lugar das guloseimas, esses alimentos ajudam a acalmar o organismo em períodos de estresse e ainda colaboram para manter o peso e a saúde em dia.


Fonte: Site G1





Cafeína: eficiente e poderosa

Cafeína: eficiente e poderosa

Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a ingestão de dois cafezinhos expressos por dia


A cafeína, substância encontrada no café, chá, refrigerante e chocolate, pode ser consumida sem medo. Um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a ingestão de duas xícaras de café expresso por dia a seus pacientes. Segundo a SBC, o uso moderado da cafeína não oferece risco à saúde.

Até os hipertensos estão liberados para tomar seu cafezinho. Segundo a SBC, a elevação da pressão arterial após o consumo de cafeína é mínima e temporária. Sendo assim, o café não oferece risco aos hipertensos. A bebida também possui antioxidantes que preservam os vasos sanguíneos, pois inibem a ação nociva de radicais livres sobre as paredes das artérias.

A informação de que a cafeína também provocaria osteoporose nas mulheres vem sendo contestada. De acordo com os médicos, a cafeína realmente impede a absorção de cerca de 2 miligramas de cálcio. No entanto, um copo de leite desnatado possui cerca de 300 miligramas do mineral.


Fonte Site G1





Conheça as propriedades do limão

Conheça as propriedades do limão

Rico em vitamina C é usado até no tratamento da acne


Originário da Ásia e da Índia, o limão foi trazido para a Europa pelos árabes e de lá disseminado pelo mundo. Hoje o Brasil é o maior produtor da fruta. Ao todo existem mais de 70 variedades de limão no mundo.

Além da vitamina C, a fruta é rica em potássio, enxofre, fósforo e magnésio. O suco de um limão fortalece o sistema imunológico evitando gripes e resfriados. Apesar de muito ácido, ao entrar no organismo ele reage com um agente que combate a acidez do sangue, colaborando para o bom funcionamento dos órgãos.

Além do poder de curar a acidez do estômago e da boca, ele também ajuda na cura de reumatismo e até no combate à acne. O limonemo contido em sua fórmula combate os radicais livres, auxilia na manutenção do colágeno e pode ser usado como antisséptico.


Fonte: site G1





Sanduíche é uma excelente opção nutritiva

Sanduíche é uma excelente opção nutritiva

Prefira os pães integrais, ricos em fibras


O sanduíche pode ser uma excelente opção para um lanche ou funcionar como substituto saudável de almoços e jantares, em dias corridos. Ao se alimentar desse modo, o trabalho digestivo não é sacrificado.

O pão fornece a energia dos carboidratos, os recheios dão o suporte protéico ideal, através de vitaminas e minerais, provenientes de legumes e verduras. Alguns tipos de pão têm características especiais: o integral é rico em fibras, que diminuem a absorção do colesterol e melhoram as funções intestinais. No recheio as melhores opções são os queijos magros ou brancos, vale lembrar que quanto mais amarelo for o queijo, mais gorduras ele tem. Frios, como peito de peru ou chester tambem fornecem baixo teor de gordura e dão um sabor bastante agradável, alem de aumentar o valor protéico da refeição.

Pra completar o sabor do sanduíche e deixá-lo mais saudável e nutritivo, vale incrementar com alface, tomates, pepinos, cenoura.


Fonte: site G1





Granola: alimento poderoso para a saúde

Granola: alimento poderoso para a saúde

Além de ser rica em fibras, é altamente nutriva


Aquela fominha da tarde pode ser combatida com um alimento altamente nutritivo: granola. Sua composição formada com uma mistura de frutas secas, grãos (aveia, fibra de trigo e flocos de arroz), sementes (amendoim, castanha de caju e castanha-do-pará) e açúcar mascavo, trazem diversos benefícios à saúde.

A granola foi inventada por um médico suíço em 1886 para aqueles que queriam ter uma alimentação saudável e de baixa caloria no café da manhã. Ao misturar todos esses ingredientes, o médico criou um alimento altamente nutritivo.

Por possuir baixo teor de gordura, a granola ajuda a controlar a glicemia, prevenindo a diabetes. Por ser rica em fibras, mantém a sensação de saciedade e ajuda ao funcionamento do sistema digestivo.

Cada 40 gramas de granola contêm proteína, vitaminas A, C, B1, B2, B6, B12 e também ferro, zinco e ácido fólico. No entanto, quando enriquecida com açúcar mascavo, a granola torna-se calórica. Para quem luta contra a balança, o mercado dispõe do alimento na versão light, sem a adição de açúcar, e tão saborosa quanto a adoçada com açúcar mascavo.


Fonte: site G1