Alimentação x Obesidade
O IBGE em parceria com o Banco Mundial (Bird) e o Ministério da Saúde fez uma pesquisa e constatou que o brasileiro vem comendo cada vez pior. Segundo o estudo, o brasileiro aumentou o consumo de refeições prontas e industrializadas em detrimento a cereais e laticínios.
As pesquisas mostraram que das calorias consumidas em casa, 16,4% vêm dos açúcares livres, acima dos 10% recomendados por nutricionistas. Assim como a gordura saturada, que na média nacional é de 8,3%, essa aumentou para 10,6%, rompendo a barreira dos 10%.
Nutricionistas e endocrinologistas estão atentos e preocupados com a piora do hábito alimentar do povo brasileiro. De acordo com eles, se não houver uma mudança na mesa, o brasileiro chegará a alcançar níveis semelhantes de obesidade próximos aos encontrados em outros países como os Estados Unidos.
Segundo os especialistas, a troca de uma refeição por um sanduíche é péssima. O consumo excessivo de gordura e açúcar refinado se tornou mais evidente e isso aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Fonte: Site G1