terça-feira, 21 de junho de 2011

A Síndrome Trihiper: Características e as causas

A Síndrome Trihiper


Uma importante síndrome psíquica nas sociedades modernas que tem gerado diversos tipos de cárcere da emoção



Uma importante síndrome psíquica nas sociedades modernas que tem gerado diversos tipos de cárcere da emoção é a síndrome de Trihiper. Ela recebe esse nome porque representa três funções importantes da personalidade, mas que foram desenvolvidas exageradamente:


a) Hipersensibilidade emocional;

b) Hiperprodução de pensamentos;

c) Hiperprodução de imagem social.


A Hiperprodução emocional faz com que uma pessoa viva a dor dos outros, se preocupe com todo mundo menos consigo mesma, sofra intensamente qunado ofendida e tenha impacto diante de pequenos problemas.


A Hiperprodução de pensamentos representa a Sindrome SPA, que á Síndrome do Pensamento Acelerado. Portanto, a síndrome Trihiper contém a síndrome SPA. A síndrome SPA gera fadiga excessiva devido ao roubo de energia cerebral provocado pelo excesso de pensamentos, ansiedade, déficit de concentração, déficit de memória, insatisfação diante da rotina.


A Hiperpreocupação com a imagem social faz com que uma pessoa espere muito dos outros, gravite em torno do que dizem e pensam dela. Uma pequena rejeição ou crítica é capaz de estragar o seu dia ou a semana.


Normalmente as pessoas portadoras da síndrome Trihiper são as melhores pessoas da sociedade. São ótimas para os outros e péssimas para si mesmas. Por terem menos defesa, ficam mais expostas aos transtornos emocionais, como a depressão e a ansiedade.


É difícil encontrar uma pessoa que saiba proteger sua emoção e, ao mesmo tempo, gerencie seus pensamentos e habilidade. O homem moderno está frequentemente doente em diversas áreas da personalidade. Não vive cada manhã como um novo espetáculo nem contempla o prazer dos pequenos eventos da vida. Entulha de lixo sua memória e adquire uma série de conflitos em sua personalidade.


O que você pensa determina o que você sente. O que você sente determina o que você registrará em sua memória. O que você registra determina os alicerces de sua personalidade. Cuide de sua qualidade de vida cuidando de seus pensamentos.



CURY, A. Superando o Cárcere da Emoção. Ed. Academia da Letra. p. 27-29.