segunda-feira, 4 de abril de 2011

Refrigerantes: Um Doce Veneno!



Os Malefícios dos Refrigerantes




Nestes dias de sol e calor, não há quem resista a um copo de refrigerante bem geladinho. Se for com gelo e limão, melhor ainda!

Embora todos saibam que o refrigerante pode trazer malefícios à saúde, estatísticas provam que o consumo da bebida vem aumentando a cada ano. Segundo dados do setor, só no Brasil, foram consumidos cerca de 10 bilhões de litros em 2000. Em 2007, este número cresceu 30%, chegando a 13 bilhões. De acordo com estatísticas atuais, os refrigerantes são a segunda bebida mais consumida, só perdendo para a água!

Mas, o consumo exagerado da bebida pode não só levar à gastrite, aumentar a obesidade e trazer celulites, como também gerar problemas ainda mais sérios.

Um estudo realizado pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, comprovou que beber mais que duas latinhas de refrigerante por semana pode causar câncer de pâncreas. Isto porque os refrigerantes podem aumentar o nível de insulina no organismo, o que contribui para o crescimento das células de câncer no pâncreas.

E não pára por aí! Outro estudo americano, desta vez realizado pelo Colégio Americano de Reumatologia, afirmou que mulheres que consomem bebidas ricas em frutose – como refrigerantes e sucos de laranja – apresentam um risco elevado de desenvolver gota.

A gota é causada pelo aumento da concentração sanguínea de ácido úrico, que dá origem a episódios recorrentes de artrite.

Isto sem contar que os refrigerantes contém alto índice de açúcar em sua composição, o que também pode levar à diabetes, além de serem compostos basicamente por substâncias artificiais e conservantes.

Só para se ter uma idéia, um copo de 200ml de refrigerante normal contém o equivalente a 2 colheres de sopa de açúcar!

O açúcar, por sua vez, não contém vitaminas, minerais ou qualquer outro nutriente que acabe sendo eliminado pelo organismo. Ao contrário, ele faz com que o corpo só o acumule, sob forma de gordura, e queime as vitaminas e os minerais presentes em nosso organismo. Resumindo: o açúcar desnutre e intoxica ao invés de alimentar!

Nem mesmo os refrigerantes diet, ligth e zero estão descartados quando o assunto é malefícios para a saúde. Embora não possuam açúcar, costumam oferecer mais cafeína e, quanto mais cafeína, mais adrenalina ao organismo.

Os refrigerantes ainda contém outras substâncias que prejudicam nossa saúde, como o adoçante, o ácido fosfórico e o sódio. O primeiro provoca a queima de vitaminas e minerais que são eliminados pelo organismo. Já o ácido fosfórico compromete a manutenção da massa óssea, o que é péssimo para as mulheres principalmente quando chegam à menopausa.

Além disso, o refrigerante é riquíssimo em teor de sódio, que causa a retenção de líquidos, elmina o cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio na circulação, o que acarreta uma maior formação de gordura corporal.



Teste comprova os malefícios dos refrigerantes



No ano passado, a Associação Pro Teste analisou 24 marcas de refrigerantes e constatou que 7 delas contém benzeno, uma substância cancerígena! Além disso, foram encontrados corantes ruins para as crianças e altos níveis de açúcar, adoçante, sódio e conservantes.

Níveis de benzeno acima do aceitável foram vistos nas marcas Fanta Laranja Light e Sukita Zero. Amostras de Fanta Laranja e Sukita, normais, diet e light, tinham o corante amarelo crepúsculo, que pode causar hiperatividade em crianças.

Já o amarelo tartrazina, que pode causar alergias, foi encontrado em todas as versões do Grapette. A Pro Teste alertou que o ácido fosfórico dos refrigerante à base de cola reduz a absorção de cálcio, podendo causar osteoporose.

A associação analisou as versões tradicional e diet das marcas Aquarius Fresh, Aqua Zero, H2OH, Coca Cola, Dolly Cola e Guaraná, Guaraná Kuat, Pepsi, Sukita, Fanta Laranja, Sprite, Grapette e Soda.

A Coca Cola (Aquarius Fresh, Aqua Zero, H2OH, Fanta, Kuat e Sprite) informou que a quantidade de açúcar é suficiente para dar sabor à bebida e que os índices das outras substâncias são avaliados pelo Ministério da Saúde. A AmBev (Pepsi, Sukita e Soda) não comentou a pesquisa. O Grapette disse que os ingredientes usados são permitidos.



SUBSTÂNCIAS EM EXCESSO E MALES

AÇÚCAR
Pode causar Obesidade e diabetes. Versões normais de Coca, Pepsi, Kuat, Fanta, Sukita, Sprite e Soda.

ADOÇANTE
Afetaria o sistema nervoso. Aqua Zero Açúcar, Kuat Zero, Fanta Light, Soda Diet, Sprite Zero, Grapette (duas versões).

SÓDIO
Pode causar hipertensão. Aqua Zero Açúcar, H2OH, Coca (Ligh e Zero), todas as versões de Kuat, Fanta Laranja, Sukita, Soda, Sprite e Grapette.

BENZENO
Substância cancerígena. Sprite Zero e todas as versões de Fanta e Sukita.

CORANTES
Ligados a hiperatividade e alergia. Todas as versões de Fanta, Sukita e Grapette.

Fonte: Jornal O Dia


Os efeitos do refrigerante no seu organismo



Você sabe o que acontece no seu corpo quando você toma uma latinha de refrigerante, especialmente se ele tem grandes concentrações de cafeína na fórmula? Veja abaixo o caminho natural dessas substâncias e a resposta do seu organismo.

1. Após os primeiros 10 minutos

Uma latinha de refrigerante tem aproximadamente o equivalente a 10 colheres (chá) de açúcar (a Associação Americana de Cardiologia recomenda que esse consumo seja de 9 colheres diárias para os homens e 6 para as mulheres). Essa quantidade de doce, tomada de uma só vez, seria o suficiente para sobrecarregar seu corpo e deixá-lo enjoado, porém, o ácido fosfórico contido nessas fórmulas corta parte do sabor do açúcar e você, consequentemente, consegue engolir.

2. Após 20 minutos, aproximadamente

Há um pico de açúcar na sua corrente sanguínea e sua insulina – hormônio responsável pela redução da glicemia, a taxa de glicose no sangue, e que promove o ingresso de glicose nas células – vai às alturas.

Seu fígado responde a isso queimando qualquer açúcar disponível no organismo – e há muito disso nesse momento – e transforma boa parte em gordura.


3. Após os 40 minutos

Se seu refrigerante preferido tem cafeína, ela foi toda absorvida. Suas pupilas estarão mais dilatadas, sua pressão sanguínea mais alta e como resposta seu fígado libera mais açúcar no seu sangue. Os receptores de adenosina – agora ligados à cafeína – não “enxergam” a adenosina, um hormônio responsável pela diminuição do ritmo do corpo. Agora você não consegue relaxar e os vasos sanguíneos do seu cérebro estão comprimidos.

4. Após os 45 minutos iniciais

Seu corpo aumenta a produção da dopamina – um dos hormônios envolvidos na sensação de prazer. Fisiologicamente, o processo é muito similar ao que acontece com os usuários de heroína.

5. Após uma hora

O ácido fosfórico do refrigerante se liga ao cálcio, ao magnésio e ao zinco que estão no seu intestino. Isso, combinado com as altas doses de açúcar ou de adoçantes artificiais, aumenta a excreção do cálcio via urina.

6. Ao final da primeira hora, aproximadamente

A cafeína tem propriedades diuréticas. Nesse momento, se você for ao banheiro, seu corpo vai passar excretar junto com a urina, uma parte do cálcio, magnésio e zinco que deveria servir para manter seus ossos saudáveis, além de uma boa parte de eletrólitos – cargas elétricas que facilitariam diversas funções celulares, incluindo as ligações entre os neurônios – e água.

7. Finalmente, após mais de uma hora

Nesse momento você já foi ao banheiro e mandou embora todas aquelas substâncias do refrigerante, junto com diversos minerais, eletrólitos e água. O pico de glicose está em uma curva descendente e seu corpo quer mais (afinal, isso ativa os centros de prazer no cérebro). Você começa a ficar irritado. Alguém pode sugerir que é hora de fazer uma pausa e ir à lanchonete tomar um refrigerante. O ciclo, então, recomeça.

“É claro que o tempo de absorção e excreção dessas substâncias pode variar de pessoa para pessoa”, observa Marcela Kotait, nutricionista do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (Ambulim – IPq/HC-FMUSP). Fatores como peso, altura e se houve consumo alimentar junto com o refrigerante – entre outros – podem influenciar nessa dinâmica.

Fonte: Uol


Viu quantos problemas o consumo de refrigerantes pode acarretar na sua saúde?

Mas, se você não consegue bani-los de vez do seu dia-a-dia, tente ao menos reduzir seu consumo! Sua saúde agradece! :)