sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pólen de abelha e seus benefícios

Pólen de abelhas e seus benefícios




Se quiser assegurar-se de que todos os dias obtém as vitaminas B antienvelhecimento, uma colher de chá desta maravilha dar-Ihe-á tudo o que necessita e muito mais. O pólen de abelha é muito conhecido pelas suas propriedades antienvelhecimento porque consegue rejuvenescer as células, estimular os órgãos e glândulas, dar-lhe mais energia e ajudá-Ia a viver mais tempo.


O pólen é o pó fino recolhido pelas abelhas quando estas pousam nas pétalas das flores para colher o néctar e é levado de volta para a colmeia em minúsculas bolsas na parte posterior das patas das abelhas. Os grânulos ficam presos quando as abelhas entram na colméia, sem lhes fazer mal. Por isso quando come pólen de abelha está basicamente a comer nutrientes puros das plantas.


O pólen de abelha contém mais de 5000 enzimas e coenzimas, muitas mais do que qualquer outro alimento. É tão poderoso que consegue proteger contra radiações, raios-X, radioterapia e poluentes ambientais. Também consegue produzir um melhoramento visível no aspecto da pele que está a envelhecer. 


Segundo estudos europeus o pólen é a fonte mais rica de proteínas da natureza, contendo cinco a sete vezes mais proteínas que o queijo, a carne ou os ovos além de ser uma fonte valiosa de vitamina B12 e outras vitaminas B essenciais para a fase mais avançada da vida, incluindo a colina e o ácido fólico. O pólen é o único alimento conhecido que possui todos os nutrientes essenciais necessários para uma boa saúde do organismo, sendo muitas vezes referido como o alimento mais completo da natureza. Contém todos os vinte e oito minerais que se encontram no organismo e lecitina, que protege o sistema nervoso do envelhecimento e elimina a gordura. De Hipócrates a Pitágoras, os pais da medicina ocidental exaltaram as suas virtudes pelas suas propriedades curativas e como arma secreta contra o envelhecimento.


O pólen de abelha é reconhecido pelas suas propriedades antienvelhecimento. É uma fonte de vitaminas E e P, que mantêm a pele jovem. Previne o envelhecimento prematuro das células e estimula o crescimento de novos tecidos. Contém ácidos nucleicos que suavizam as rugas e estimulam a irrigação sanguínea a todas as células da pele


Dado o seu teor elevado de vitaminas e proteínas, o colágeno e a elastina da pele irão fortalecer e esta parecerá mais jovem.

Além de todos os benefícios para a pele que o pólen de abelha pode lhe trazer, existem diversos problemas do envelhecimento em que este também poderá ajudar: perda da libido, pressão alta, depressão, baixa imunidade, stress, fadiga, colesterol elevado. Também favorece a saúde do cérebro, do fígado, do pâncreas, da tiróide e do coração.


E mais boas notícias para quem sofre de sintomas da menopausa: o pólen de abelha pode ajudar a aliviar a fadiga as dores de cabeça causadas por flutuações hormonais, os “calores” e a incontinência urinária.


Os efeitos demoram no mínimo três meses a tornar-se visíveis, mas tenho que partilhar com vocês os bons resultados que obtive com o pólen de abelha. Sempre tive uma bexiga fraca e ía a bom caminho da incontinência causada pelo stress, até começar a usar pólen de abelha diariamente. A minha bexiga tornou-se mais forte ao fim de algumas semanas e raramente sofro daquela necessidade urgente de ir ao banheiro. Não faço ideia de como, nem porque funciona - mas funciona!

Tome 1-2 colheres de chá por dia. Estes pequenos grânulos dourados são muito fáceis de ingerir, mas podem causar peso no estômago, inchaço abdominal ou diarreia. Por isso comece com poucos e aumente muito devagar até conseguir tomar uma colher de chá sem quaisquer efeitos secundários. 

Pode juntar o pólen iogurte, nos cereais ou no pão, ou comê-lo diretamente da colher. Eu junto uma colher de chá na minha taça de iogurte e, se precisar de um pequeno estímulo energético, coloco uma colher de chá sob a língua para que seja absorvido mais rapidamente, diretamente para a corrente sanguínea. É outro fantástico multiusos se tiver um familiar doente ou idoso.




Fonte: extractos seleccionados do livro Bem-estar sem idade, Suzi Grant (nutricionista, membro da Associação Britânica da Nutrição Aplicada e Terapêutica Nutricional), Editora Estrela Polar.