quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vitamina E



Vitamina E



O tocoferol é uma vitamina lipossolúvel da família da vitamina E. Ela previne o dano celular ao inibir a peroxidação lipídica, a formação de radicais livres e doenças cardiovasculares. 
Melhora a circulação sanguínea, regenera tecidos e é útil no tratamento de seios fibrocísticos, tensão pré-menstrual e claudicação intermitente. É possível obter dos alimentos as doses de vitamina E que combatem doenças cardíacas e o câncer, além de aumentar a resistência imunológica, segundo consta uma pesquisa feita em 2000 pelo Instituto de Medicina do EUA(IOM) . O IOM relatou que a maioria dos americanos consegue o suprimento necessário da vitamina E pela alimentação diária. Além de alertar sobre dietas que restrinjam o consumo de gorduras, tendo essas pessoas que complementarem com suplementos(lembrando que o 

Tocoferol é uma vitamina lipossolúvel, portanto cumulativo no organismo. Podendo gerar a hipervitaminose).
Pode aliviar situações de stress, particularmente as geradas pelo oxigênio. É antioxidante, atua através do bloqueio das moléculas instáveis de oxigênio singlete(Radicais Livres).

A vitamina E previne a oxidação espontânea dos elementos polinsaturados e protege, em termos funcionais, estruturas celulares importantes dos tecidos, supostamente através da inibição da peroxidação lipídica.

 Essencial para o bom funcionamento do tecido muscular;
 Necessária à formação das células sexuais.
 É vital para o sangue

Na falta desta vitamina na alimentação pode desenvolver-se a avitaminose designada por Esterilidade.
Recentemente foi constatado que uma dieta rica em vitamina E pode proteger contra o mal de Parkinson, de acordo com estudo da Universidade de Queen, no Canadá, publicado na revista Lancet Neurology.

O estudo, feito com base em oito trabalhos científicos anteriores publicados entre 1966 e 2005 e que investigaram os efeitos das vitaminas E e C e do nutriente beta-caroteno, concluiu que pessoas que consomem verduras, nozes e óleos vegetais, têm probabilidade muito menor de desenvolver o mal de Parkinson.
Constatou-se que o mesmo efeito não foi verificado em relação à vitamina C e ao beta-caroteno.

A ingestão de vitamina E pode ajudar a prevenir o câncer de próstata, segundo uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.
Os cientistas descobriram que os homens com altos níveis de alfa tocoferol, a forma natural da vitamina E, tinham possibilidades 53% menores de desenvolver câncer de próstata. O estudo percebeu ainda que os efeitos da gama tocoferol, outro tipo de vitamina E, também diminuiria os riscos de contrair a doença, mas com menor eficácia, 39%.
Partindo de alimentos que a contém. Entre as melhores fontes naturais de vitamina E estão: sementes de girassol, espinafre, amêndoas e pimentões.


Fonte: Site G1